Couve Flor pode prevenir o câncer

Couve-flor pode prevenir o câncer. Conheça outros benefícios desse vegetal

Atualmente, nossa sociedade se encontra em plena busca por uma vida mais saudável. Com isso, a alimentação se torna um dos pontos principais para melhorar a sua saúde, com um leque extenso de alimentos que garantem a efetividade da vida saudável. Dentre eles, estão os vegetais, importantes em qualquer dieta por conta das suas propriedades nutricionais.

O professor do Curso Online UOV Cultivo Orgânico de Brócolis, Couve-flor e Repolho, Jacimar Souza, explica que os vegetais são extremamente benéficos à saúde, prevenindo doenças e melhorando a qualidade de vida. Dentre eles, está a couve-flor, que recebe destaque por suas propriedades nutricionais.

A couve-flor é uma hortaliça de fácil cultivo e disponível o ano todo, haja vista que seu cultivo é fácil e adaptável a qualquer tipo de solo. É um dos vegetais menos preferidos, mas é rica em fibras e proteínas, minerais e antioxidantes, essenciais para um bom funcionamento do nosso organismo.

Quais são os benefícios da couve-flor?

- Prevenção contra o câncer

Esse vegetal possui uma grande quantidade de antioxidantes, que atuam na prevenção de mutações celulares e na redução dos efeitos dos radicais livres. Por conta disso, é capaz de reduzir quatro tipos de câncer: de mama, endometrial, cervical e de próstata.

- Redução de problemas digestivos

A couve-flor possui vitaminas, minerais e oligoelementos que beneficiam as funções digestivas. É muito recomendável na dieta de doentes que sofrem de gastrite, úlcera, dispepsia, etc. Ainda, normaliza o trânsito intestinal e beneficia quem sofre de prisão de ventre, tanto quanto de diarreia.

- Coração

Pela presença de sulforafano, substância capaz de aumentar as defesas antioxidantes e as proteínas detoxificadoras intracelulares, a couve-flor protege os vasos sanguíneos e atua na redução dos danos causados às células pelo excesso de açúcar.

- Propriedade anti-inflamatória

Ela regula o sistema imune e inflamação, com ação em nível celular e prevenindo inflamações desde o início. Por conta disso, diminuem o risco de várias doenças, como cardiovasculares, diabetes, cancro e obesidade.

- Ajuda no emagrecimento

Por conta da sua característica fibrosa, a couve-flor proporciona a sensação de saciedade, se tornando uma das aliadas do emagrecimento. Ainda, seus níveis calóricos são baixos.

- Auxilia na desintoxicação

Pela presença de glicosinas e tiocinatos que aumenta a capacidade do fígado de neutralizar substâncias tóxicas, além de outras enzimas que auxiliam na desintoxicação, esse vegetal promove a desintoxicação, pela estimulação à excreção de toxinas.

#comoplantarcouveflor

#plantandocouveflor

#comocolhercouveflor

#mudasdecouveflor

#comofazermudasdecouveflor

Fontes: Wikipedia - pt.wikipedia.org
eCycle - ecycle.com.br
por Renato Rodrigues


.

Cultivo da Couve-flor

Como cultivar couve-flor orgânica

A couve-flor orgânica é bastante exigente, quando comparada ao brócolis e ao repolho, por isso, deve-se ter atenção quanto ao plantio, à adubação, à irrigação e à colheita para se obter bons resultados

A couve-flor é uma herbácea com características semelhantes às do brócolis, sendo que a parte comestível é uma inflorescência imatura. Esta forma um tipo de cabeça, de cor branca ou creme, sustentada por um caule curto. Entretanto, a couve-flor mostra-se muito mais exigente em solos e nutrientes, quando comparada ao brócolis e ao repolho, produzindo melhor em solos com pH na faixa de 6,0 e 6,8. As cultivares plantadas, no Brasil, adaptaram-se bem ao clima, já que são hortaliças típicas de clima temperado.


Cultivares e clima
"A escolha da cultivar de couve-flor dependerá das condições climáticas da região. Estas podem ser agrupadas conforme suas respostas à temperatura, com base na formação de cabeças. Às vezes, uma pequena variação na temperatura pode levar uma cultivar a produzir cabeças, precocemente, além de pequenas e sem valor comercial", afirma o professor Jacimar Luís de Souza, do Curso Cultivo Orgânico de Brócolis, Couve-flor e Repolho, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas.

Semeadura e formação de mudas
A couve-flor é propagada por meio de sementes. As mudas de couve-flor podem ser formadas da mesma forma que as do brócolis, ou seja, em bandejas de isopor, em copos plásticos ou em canteiros. Entretanto, em função da maior exigência nutricional, recomenda-se optar pela formação de mudas em canteiros, pois se obtém mudas mais vigorosas e a um custo menor que as produzidas em bandejas ou em copos.

Adubação da sementeira


A adubação da sementeira é feita com matéria orgânica bem curtida, em uma quantidade maior que a empregada no campo definitivo. Pode-se usar 5 kg de composto, 3 kg de esterco de galinha ou 5 kg de esterco de curral por metro quadrado. Logo após a semeadura, o canteiro deve ser coberto com capim ou palha seca. Entretanto, a cobertura deve ser removida assim que as plântulas começarem a emergir

Plantio
O transplante das mudas de couve-flor deve ser realizado, assim que estas atingirem cerca de 10 cm de altura, apresentando de 4 a 5 folhas definitivas. Isso deve ser feito imediatamente após o preparo e a adubação das covas, quando se empregam adubos orgânicos bem curtidos. Da mesma forma, deve ser feita uma boa irrigação nas covas, o que auxilia no "pegamento" das mudas. Todo o processo de transplantio deve ser feito no final da tarde.

Irrigação
A couve-flor é altamente exigente em água, razão pela qual se irriga em caráter suplementar, mesmo durante o período chuvoso, em curtos períodos de seca. Além disso, deve-se manter a camada superficial do solo, onde se desenvolvem as raízes, com um teor de água útil de 100%. Isso deve ser feito durante todo o ciclo cultural da couve-flor, até as vésperas da colheita. Para tanto, pode-se fazer duas irrigações por infiltração ou três por aspersão.


Capinas
O manejo de vegetação nativa deve ser muito cuidadoso, pois, apesar de trazer benefícios fundamentais para o equilíbrio biológico local, pode provocar perdas imensas no rendimento da cultura da couve-flor pela concorrência por nutrientes e água. Portanto, recomenda-se realizar capinas em faixas lateralmente às fileiras de plantio, para eliminar toda a vegetação na zona das raízes das plantas, mantendo uma faixa de vegetação nas entrelinhas.

Colheita
Normalmente, para as cultivares de primavera-verão, a colheita ocorre entre os 75 e 100 dias da semeadura. Já as cultivares de outono-inverno produzem com 90 a 115 dias do semeio. No que se refere ao ponto de colheita, as cabeças de couve-flor são colhidas quando atingem o seu máximo desenvolvimento, mas antes que iniciem a formação de pelos. Por isso, é preferível colher um pouco antes do tempo que depois, mesmo porque a cabeça "passada" não serve para o comércio.

Produtividade
A couve-flor tem mostrado ser uma espécie com elevada dependência das condições químicas e físicas do solo. Em solo com melhores características, tem-se alcançado rendimentos comerciais superiores a 18.000 kg/ha e cabeças com diâmetro médio de até 16,5 cm.

Fonte:CPT

Aprimore seus conhecimentos, acessando os Cursos CPT, da área Agricultura Orgânica.
Por Andréa Oliveira.

Pomar Garden- Mudas Frutíferas
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora